22out
Alunos do Ensino Fundamental II aprendem STEM, Programação e Robótica com LEGO

O CET implantou uma abordagem diferente para o ensino de Ciências, em que o aprendizado na prática tem um papel fundamental, trata-se do STEM – sigla, em inglês, para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics), um novo conceito de educação que está mudando a forma dos alunos aprenderem em todo o mundo. Das Ciências, vêm principalmente as disciplinas de química, física e biologia. A Tecnologia traz a parte de meios de produção de resultados. A Engenharia entra com a aplicação do conhecimento em algo concreto, na resolução de algum problema. E a matemática é a base para que todo o resto exista e aconteça. Tudo isso vai transformando o aprendizado do aluno em algo que faz sentido para ele. A ideia é canalizar os conhecimentos que estão soltos e compartimentados em cada disciplina do currículo escolar para algo que o estudante entenda a aplicação prática no dia a dia.

Para isso, o CET investiu no que há de mais moderno para o ensino de Robótica para os alunos do Ensino Fundamental II. Foram adquiridos kits: LEGO® Education e LEGO® MINDSTORMS® Education, que desenvolve o pensamento crítico e a criatividade dos alunos em Robótica, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de uma forma interdisciplinar e ao mesmo tempo lúdica, pois é através de jogos de bloco (programas computacionais que auxiliam no ensino da robótica) que os aplicativos e a programação dos Robôs são realizadas.

Inicialmente os alunos aprenderão lógica de programação, por meio do desenvolvimento de diversos aplicativos para celular. Dentre os aplicativos desenvolvidos, destacam-se os de cunho matemático, como calculadoras financeiras, equações de primeiro e segundo grau e outros.

Em um segundo momento, logo após os alunos tiverem um conhecimento prévio sobre linguagem de programação, será introduzido o conceito de Robótica. Muito além do raciocínio lógico e da criatividade já proporcionados pelo aprendizado da linguagem de programação, o ensino da Robótica trará reflexos em outras disciplinas e no incentivo do trabalho em equipe.

O aprendizado em Robótica e linguagem de computação contribui para o desenvolvimento de uma série de habilidades como raciocínio matemático, abstração, causa e consequência, criatividade, pensamento crítico e linguística, competências essenciais para o mundo moderno.

 

Você Sabia?

O LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 é uma solução educacional de robótica, que estimula o Aprendizado de STEM (sigla internacional para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). É destinada a alunos a partir dos 8 anos até o Ensino Médio e também para projetos de cursos do Ensino Superior.

 

#tecnologia #educação #inovação #stem #robótica #programação #criatividade