O CET

O Centro de Educação Tecnológica atua na formação profissional na região do Alto Paraopeba desde abril 1961. Localizado no município de Congonhas, atualmente oferece Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Ensino Técnico e Programa Jovem Aprendiz.

A instituição também realiza cursos de capacitação profissional para empresas como CSN, Vale, Gerdau, Ferrous, VSB, entre outras, contribuindo para a formação de qualidade e inserção no mercado de trabalho.

Desde 2017 a escola conta com uma assessoria de especialistas na área de projetos e educação, com a missão de rever as práticas utilizadas e garantir que o aluno tenha cada vez mais ferramentas para exercer e associar princípios éticos nas escolhas sociais, profissionais e civis que fará ao longo da vida. O método adotado pelo CET busca fortalecer o processo colaborativo, no qual os alunos também são responsáveis pela compreensão e disseminação de valores positivos.

O Projeto Pedagógico da escola está alinhado as novas propostas da Base Nacional Comum Curricular e integrou o Ensino Fundamental II ao ensino Médio, criando para nossos alunos um espaço escolar estimulante e de qualidade, que fomenta o desenvolvimento de responsabilidade, comprometimento, competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento global do estudante. Foi a partir daí que surgiu o Projeto de Pesquisa Aplicada (PPA), disciplina extra que faz parte da Grade Curricular do Ensino Fundamental do CET, na qual os alunos compartilham momentos de socialização e autonomia, por meio de práticas que materializam as disciplinas trabalhadas em sala de aula. Já no Ensino Médio, a partir da segunda série, os alunos participam do CET PLUS, um preparatório para o ENEM e para as provas vestibulares.

Saiba mais