16out
Alunos do Curso Técnico em Mecânica realizam projeto de Separador de Água x Óleo

Os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Mecânica do CET, realizaram o Projeto Separador de água x Óleo, com o objetivo de aprender o controle eletrônico do funcionamento do sistema de separação de água x óleo utilizando uma maleta didática da plataforma de desenvolvimento Altus, com CLP (Controlador Lógico Programável) integrado a uma IHM (Interface Homem Máquina) nos acionamentos de entradas e saídas, todos gerenciados pela maleta.

Saiba como Funciona:

Ao ligar o motor elétrico, o mesmo gira a bomba de combustível, que cria um fluxo de combustível no sistema; com isso, o óleo é bombeado do tanque de óleo para o filtro separador de água. No filtro, o óleo sofre um movimento centrifugo que faz a separação da água e do óleo por gravidade (a água sendo mais densa e pesada que o óleo, vai para o fundo do filtro e se deposita no copo de visualização). O Sensor de Presença de Água, aciona a bomba de esguicho ligada ao copo de visualização, e a drena ao tanque de água.

Além de proporcionar o aprendizado na prática, o projeto é interdisciplinar e envolve diversas áreas da mecânica e eletroeletrônica, o que estimula os alunos a lidarem com a resolução de problemas nas empresas com soluções criativas e efetivas.

 

Quer conhecer nossos  cursos técnicos? Ligue para (31) 3731-1092 e agende uma visita!

 

CET – educação pensada para o Futuro