CET - Centro de Educação Tecnológica Notícias Aplicativo de alunos do CET reúne informações de obras de Aleijadinho para turistas
Aplicativo Guardiões dos Profetas

Aplicativo de alunos do CET reúne informações de obras de Aleijadinho para turistas

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do CET – Centro de Educação Tecnológica realizaram nessa segunda-feira, 8 de julho, testes do aplicativo “Guardiões dos Profetas”. A plataforma foi desenvolvida pelos jovens para auxiliar os turistas que visitam o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), a encontrar informações sobre as esculturas “Os 12 Profetas”, do mestre Aleijadinho.

Aplicativo Guardiões dos Profetas

Com a autorização da Guarda Municipal, os estudantes fixaram nas obras QRCodes – códigos de barras que podem ser escaneados pela câmera do celular ou tablet. Ao aproximar a câmera de um desses códigos, o visitante tem acesso aos textos e fotos produzidos pelos estudantes sobre cada Profeta.

Aplicativo Guardiões dos Profetas

Inspirado em modernos museus estrangeiros, o aplicativo foi desenvolvido interdisciplinarmente. Inicialmente, os alunos realizaram pesquisa sobre os profetas, auxiliados pelo professor de Geografia, Thiago Nunes. Em seguida, partiram para a programação e desenvolvimento da plataforma, com a ajuda do professor Reginaldo Costa, da disciplina de Robótica Educacional.

Aplicativo Guardiões dos Profetas

A iniciativa teve como objetivo reunir em um só espaço as informações referentes às estátuas de Aleijadinho, tornando a experiência dos visitantes mais rica. Como se tratava de um trabalho escolar, ao final dos testes, os QRCodes foram removidos pelos alunos.

Related Posts