11jul
Aplicativo de alunos do CET reúne informações de obras de Aleijadinho para turistas

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do CET – Centro de Educação Tecnológica realizaram nessa segunda-feira, 8 de julho, testes do aplicativo “Guardiões dos Profetas”. A plataforma foi desenvolvida pelos jovens para auxiliar os turistas que visitam o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), a encontrar informações sobre as esculturas “Os 12 Profetas”, do mestre Aleijadinho.

Aplicativo Guardiões dos Profetas

Com a autorização da Guarda Municipal, os estudantes fixaram nas obras QRCodes – códigos de barras que podem ser escaneados pela câmera do celular ou tablet. Ao aproximar a câmera de um desses códigos, o visitante tem acesso aos textos e fotos produzidos pelos estudantes sobre cada Profeta.

Aplicativo Guardiões dos Profetas

Inspirado em modernos museus estrangeiros, o aplicativo foi desenvolvido interdisciplinarmente. Inicialmente, os alunos realizaram pesquisa sobre os profetas, auxiliados pelo professor de Geografia, Thiago Nunes. Em seguida, partiram para a programação e desenvolvimento da plataforma, com a ajuda do professor Reginaldo Costa, da disciplina de Robótica Educacional.

Aplicativo Guardiões dos Profetas

A iniciativa teve como objetivo reunir em um só espaço as informações referentes às estátuas de Aleijadinho, tornando a experiência dos visitantes mais rica. Como se tratava de um trabalho escolar, ao final dos testes, os QRCodes foram removidos pelos alunos.