20jul
Casa automatizada de alunos do CET é selecionada para programa de pré-aceleração

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A casa automatizada desenvolvida pelos alunos do CAI de Automação Industrial do CET está entre os três projetos selecionados para participar do programa de pré-aceleração Congonhas Lab.

O projeto foi um dos oito participantes do Congonhas for Science, um desafio científico realizado pela Congonhas Inova. Na ação, que busca incentivar o ambiente de inovação no Alto Paraopeba, os estudantes e professores participaram de webinars, workshops e mentorias online. Em paralelo, os grupos de pesquisa foram desafiados a utilizar o conteúdo e ferramentas oferecidas para criar uma solução tecnológica inovadora.

A experiência foi concluída em 9 de julho, durante o Demoday. No evento online, os grupos apresentaram o resultado dos projetos para uma banca de avaliadores e especialistas do mercado, que decidiram quais trabalhos irão receber o apoio do Congonhas Lab.

Como a casa automatizada foi construída e ganhou visibilidade

A ideia de desenvolver a casa automatizada surgiu no ano passado, após o professor Reginaldo, de Gerenciamento de Projetos e Programação, provocar todos os estudantes do CET a criarem um projeto para apresentar à comunidade no Conheça o CET.

O professor Luccas, de Instrumentação, Automação Industrial e Programação Aplicada, enxergou potencial no projeto e os convidou para esse desafio voltado à inovação e empreendedorismo. “Havia ideias fantásticas no desafio e estávamos competindo com universidades e institutos federais. Tudo foi muito corrido, muito aprendizado novo. Mas penso que o principal obstáculo foi superar a distância para trabalhar em equipe”, avalia Luccas sobre orientar os alunos pela internet devido ao momento pandêmico que passamos.

“Foi uma experiência bacana, tivemos muitas aulas que abordaram diversos temas como análise de risco, financeira, estudo do cliente, patentes dentre outros. Nesse programa vimos como que é complexo desenvolver um produto e colocá-lo no mercado”, relatam os jovens sobre a experiência.

Os alunos ficaram surpresos que o projeto surgido dentro da sala de aula agora está dando os seus primeiros passos para ganhar escala real. “Foi uma sensação muito boa e acreditamos que todos da escola compartilharam dela. Nosso objetivo era participar da seleção para trazer uma cultura de pesquisa científica e inovação para dentro da escola. Quando ficamos entre os três selecionados, tivemos a certeza que o objetivo foi cumprido!”

Para o futuro, eles esperam estruturar o projeto e difundi-lo pela região e estão motivados para dar espaço para que novas ideias ganhem espaço.

No Instagram do CET, o professor Luccas e o aluno João Victor contaram como foi a experiência de participar do Congonhas For Science com o projeto de casa automatizada.

Confira na galeria algumas fotos da casa automatizada:

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”5″ images=”5094,5095,5096,5087″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]