13nov
Olimpíada Brasileira de Robótica 2020

Alunos do CET participam da Olimpíada Brasileira de Robótica 2020

Os alunos do Centro de Educação Tecnológica – CET estão participando pela primeira vez da Olimpíada Brasileiro de Robótica 2020 (OBR). Realizado de forma virtual, os estudantes programaram um robô para resgatar vítimas em um ambiente simulado de pós-desastre.

Foram 40 dias de treinamento durante os meses de setembro e outubro para realizar a fase prática. Agora, os alunos estão passando por uma preparação para a próxima fase que será teórica, com provas que acontecerão nos dias 26 e 27 de novembro.

O professor Luccas Brando, da área técnica, já planeja o próximo ano e almeja resultados ainda maiores, iniciando treinamento no começo de 2021 e destaca a importância destes torneios. “A OBR é uma olimpíada de conhecimento que proporciona grande motivação aos alunos e tem servido também de porta de entrada para grandes universidades”, explica.

O aluno Caio Rievers ficou muito feliz ao receber ao convite para participar da OBR. “Cada certificado, cada conquista que eu conseguir, vai somar na minha preparação profissional para o futuro”, afirmou. Caio está há quatro anos no CET e representar a escola em um evento como este é muito importante para ele. “Isso me traz um sentimento de pertencimento”, comentou.

Já para Diego Ramalho, a experiência de participar desta inciativa foi interessante, já que ele conseguiu utilizar conhecimentos das aulas de Eletrônica, Eletricidade e Automação. Mesmo com os treinamentos a distância, Diego afirma que “a interação entre os colegas possibilitou troca de ideias e conhecimentos”.

Para a próxima fase, o professor tem grandes expectativas sobre os resultados que virão. “Tenho certeza que devido a animação deles e a preparação que o CET ofereceu, a gente vai se surpreender mais uma vez”, comentou.

A OBR é uma olimpíada disputada desde 2009. Em 2019, a competição chegou a ter mais de 204 mil participantes. O CET participou da disputa com duas equipes, a primeira chamada de Robotech, categoria do Ensino Fundamental II, composta pelos alunos Lucas Kirk, Miguel Filipe Rezende Santos, Ryan Lucas Pereira Campos e Thiago Ferreira Serafim. A equipe ficou na 5ª colocação em Minas Gerais.

A outra equipe, intitulada Techmasters, ocupou a 14ª posição no estado competindo na categoria do Ensino Médio e Técnico. Foi composta pelos alunos Ana Clara Mendes da Cruz, Arthur Carvalho de Paulo Dutra, Caio Rievers Duarte e Diego Willian Ramalho.