29ago
CET inaugura Espaço Maker para criação e desenvolvimento de projetos estudantis

O CET – Centro de Educação Tecnológica realizou na sexta-feira, 23 de agosto, a inauguração do Espaço Maker. O local é um espaço livre para criação e desenvolvimento de projetos dos alunos e professores, oferecendo uma variedade de ferramentas e tecnologias.

Abertura Espaço Maker

O evento foi aberto à comunidade e contou com programação durante todo o dia, incluindo apresentação de talentos e da Fanfarra do CET. Os educandos do Projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN, realizaram uma intervenção cultural no local. Foi realizada ainda a Oficina Voluntários da Isso com os alunos do CET.

Com a abertura do Espaço Maker, o CET tem o objetivo de desenvolver a cultura da metodologia ativa e criação em todos os cursos oferecidos. Com isso, a escola impulsiona a aprendizagem interdisciplinar, o protagonismo estudantil e traz novas abordagens para temas relacionados às disciplinas de ciências, matemática e tecnologia, aliando o ensino teórico a uma abordagem prática.

Abertura Espaço Maker

Nos últimos anos, emergiu uma nova forma de utilização da tecnologia em espaços educativos a partir da popularização da “cultura maker”. O termo remete às pessoas que costumam construir coisas, consertar objetos e compreender como funcionam. Esse movimento chamou a atenção de educadores pelo potencial em engajar estudantes em atividades que abordam a aprendizagem de maneiras diferentes da educação tradicional.

Abertura Espaço Maker

Abertura Espaço Maker

“A ‘abordagem maker’ possui grande potencial para enriquecer a formação dos jovens, os tornando produtores de tecnologia, ao invés de apenas consumidores. Possibilita que os jovens pensem como inventores de objetos tecnológicos ao invés de serem ensinados sobre as invenções”, conta Denise Pereira Martins, diretora do CET.